A FESTA DE SÃO BENEDITO!

*São Benedito era descendente de escravos e nascido na Itália. Muitos de seus milagres praticados em vida, chegaram aos ouvidos dos escravos trazidos para o Brasil.

A devoção é tão grande que se tornou símbolo da religiosidade e crença dos moradores da capital mato-grossenses sendo que as primeiras manifestações de louvor a São Benedito foram registradas em 1722.

1 (3)

A CULTURA E A DANCA

A cultura é um dos campos mais propícios para o fortalecimento do diálogo democrático e para pratica do desenvolvimento local, social, em sua dimensão cultural.

É um complexo dos padrões de comportamento, das crenças, das instituições e de outros valores espirituais e materiais, transmitidos coletivamente e característicos de uma sociedade, significando civilização, desenvolvimento de um grupo social, uma nação sendo fruto do esforço coletivo pelo aprimoramento desses valores, do progresso, das atividades e desenvolvimento intelectuais, saber, ilustração, instrução, Apuro, esmero, elegância”. (Dicionário Aurélio Buarque de Holanda).

Dentre as culturas humanas, a arte da dança sempre integrou o trabalho, as religiões e as atividades de lazer. Os povos sempre privilegiaram a dança, por se tratar de um bem cultural e uma atividade inerente à natureza humana. Uma fonte de comunicação e de criação informada nas culturas.

O ESPETACULO “SÃO BENEDITO FLOR DE LARANJEIRA”

É resultado de todo um contexto de experiências profissionais e artísticas, despertando nas pessoas o gosto e o interesse pelas manifestações culturais comunitárias, ricas em detalhes, pela religiosidade e louvor as festas de santos.

Será apresentado nos dias 27 as 20H15 e 30 as 19H30 de junho na Paroquia da Igreja de São Benedito  pela Cia de Dança Ballet de Mato Grosso, uma Organização Social do Grupo Caroline, que tem por finalidade promover o desenvolvimento das artes em todos os níveis, enaltecendo os valores regionais, através de bailarinos e estudantes com formação clássica e contemporânea. Bailarinos Convidados: Maycon Oliveira ( Rio de Janeiro, RJ) e Ana Carolina Pereira ( Cuiabá, MT).

1 (11)

A trilha musical é interpretada ao vivo pela cantora e compositora regional Vera Capilé, que traz em suas musicas o amor a cultura, tradição e povo de Cuiabá. Desde 1998, faz orações a São Benedito através de hinos cantados com muito louvor. Faz parte da trilha sonora musicas da reconhecida  Orquestra do Estado de Mato Grosso sob a regência do Maestro Leandro Carvalho.

A direção Geral e dos artistas e produtores Maria Hercilia Panosso e de Kelson Panosso, com coreografias de Kelson Panosso.

As fotografias são dos Fotógrafos Documentais Jose Medeiros e Marcos Bergamasco. Fazem parte do Acervo da Cidarta – Cia das Artes e Associados (creditar imagem).

O Grupo Caroline foi fundado em 1981, como Ballet Caroline – Escola de Dança e Artes. Hoje é reconhecido como um “Grupo” de Atividades Artísticas e Sócio Culturais – GRUPO CAROLINE/ CIDARTA.

Maiores Informações pelos telefones 3322-2426/9 9943-7748

1 (6)
Cidarta – Cia das Artes e Associados
1(39)
Cidarta – Cia das Artes e Associados
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s